Ryzen 9 3900 Análise e Desempenho

Análises by CDRWXP - Updated on

A crítica que esta análise vai ser uma provocação é porque vamos falar sobre o Ryzen 9 3900, e não sobre a versão X ou a versão XT recentemente anunciada. O 3900 de baixa potência normal é um processador que tem voado sob o radar desde o lançamento há cerca de um ano.

Que este processador é tão incomum é porque a AMD só o disponibilizou em sistemas pré-construídos, ou se você tiver sorte suficiente pode encontrar um 3900 flutuando no AliExpress ou eBay de vez em quando. A amostra que eu tirei diretamente do HP Omen 30L. O propósito desta revisão é que eu queria descobrir qual é o verdadeiro potencial deste processador quando ele não está amarrado a uma placa-mãe B450 básica projetada pela HP.

E você sabe o que mais? Quanto mais olhávamos para os números de desempenho, e especialmente overclocking, mais eu desejava que a AMD a vendesse. Isto é realmente um lobo em pele de carneiro, mas ao mesmo tempo eu também entendo porque eles não querem que as pessoas coloquem as mãos nestas CPUs diretamente do canal de varejo.

Especificações

Do ponto de vista das especificações, o 3900 é basicamente uma versão mais eficiente de 65W do Ryzen 9 3900X da AMD. A fim de obter essa classificação mais baixa de TDP, a AMD reduziu as velocidades e a voltagem do relógio, tornando-o idêntico ao Ryzen 9 Pro 3900. Ele ainda tem 12 núcleos/24 fios, e a mesma quantidade de cache que seu irmão maior. Mas por que mesmo criar esta coisa e não vendê-la para pessoas como você e eu? Bem, basicamente a AMD lançou o processador para que os construtores de sistemas tenham um processador de 24 fios mais alto, mas eficiente em termos de potência, que eles possam vender a um preço premium. Se você olhar para ele, esta CPU consome menos energia, o que significa que eles não têm que gastar mais dinheiro em componentes mais caros para suportar um 105W 3900X.

Darei um exemplo perfeito, se você olhar para o HP Omen 30L, não há maneira de que a solução de resfriamento e a placa-mãe possam suportar um TDP de maior watt por um longo período de tempo. Se eles tivessem colocado um processador de maior especificação ali, teria sido necessário adicionar uma placa-mãe melhor com maior fornecimento de energia e mais camadas de PCB juntamente com um dissipador de calor de CPU menos genérico. Então, novamente, se você olhar para os sistemas Intel que a HP Omen está oferecendo, eles estão trabalhando com placas-mãe Z490 melhores e opções de resfriamento líquido. Por que eles não oferecem esses melhores componentes nos sistemas AMD é uma conversa para outro dia.

Para a maioria das pessoas, a idéia de sacrificar o desempenho para uma melhor eficiência não é realmente atraente. Mas para a multidão do Small Form Factor (SFF), bem, este tipo de CPU seria absolutamente perfeito. Claro, é simplesmente um Ryzen 3900X desajustado e você pode obter resultados muito semelhantes simplesmente subestimando esse processador. No entanto, esta é uma solução simples que supostamente tem sido eliminada por sua capacidade de funcionar com a máxima eficiência, ao mesmo tempo em que fornece frequências consistentes.

Overclocking

Agora não pense por um segundo que a AMD está usando núcleos que não fariam o corte para uma velocidade de relógio 3900X completa mais alta, e isso porque pelo menos a amostra que estamos aqui pode fazer um overclock como uma loucura. Foi simplesmente incrível que com um pouco de coaxamento – 1,35V ajustado na BIOS mais Calibração da Linha de Carga (LLC) – não teve nenhum problema em atingir um 4,4GHz estável em todos os núcleos, enquanto era resfriado por um Noctua NH-U12S. Indo acima disso parecia causar uma tela preta imediata, então é provável que tivéssemos atingido a potência máxima de entrada permitida. Como vocês verão mais tarde, essas velocidades produziram alguns resultados de referência incríveis.

Consumo de energia

Olhando para o consumo de energia, é realmente incrível ver o que a AMD tem feito com este processador. Ele precisa de quase 100W a menos que o Intel Core i9-10900K, mas ele tem duas dúzias de roscas. Outra coisa que quero mencionar aqui é que, embora o 3900 esteja classificado em 65W, seu consumo real de energia está próximo de 90W. Sob carga pesada multi-core, vimos leituras de potência do pacote em torno de 88W, o que ainda é super eficiente, mas muito superior ao que está sendo reclamado.

Benchmarks de Estoque

Falando em benchmarks, como sempre, fizemos nosso conjunto completo de testes neste processador e foi muito divertido. Nos divertimos muito revisando os resultados e comparando-os com o resto da nossa linha de CPU. Agora, com base apenas nas especificações do papel, você pensaria que o 3900 seria chutado nos dentes por um 3900X, mas isso não é realmente o caso, embora suas freqüências estejam entre 300MHz e 700MHz mais baixas. Na maioria dos casos, ele perde no máximo 12%, e em muitos casos a diferença é ainda menor. Há uma razão para isso também, mesmo que a AMD classifique os Ryzen 9 3900 com aumentos muito menores e freqüências de base que são apenas teóricas. Em velocidades do mundo real – tanto em cargas de trabalho leves como pesadas multi-tarefas – elas estão na verdade muito mais próximas do 3900X. Devo dizer que este processador é provavelmente o melhor exemplo do que a AMD pode fazer com sua arquitetura de geração atual. Ele combina baixo consumo de energia com alguns resultados de referência realmente impressionantes, mas também mostra quanta energia adicional eles precisavam para obter o aumento de desempenho relativamente menor que estamos vendo com o 3900X e o 3900XT.

Benchmarks de jogos

Quanto aos resultados dos jogos, esta é uma área com a qual eu estava um pouco preocupado. Começou muito mal para o 3900, uma vez que Call of Duty parece gostar de um relógio mais alto sobre as contagens centrais, mas passando para outros jogos a própria GPU se torna mais um gargalo de estrangulamento. As taxas de quadros deste processador não estão 100% alinhadas com as outras, mas não há maneira de alguém olhando para a tela notar uma diferença aqui. Mesmo os 1% de baixa foram super semelhantes indo de uma CPU para outra, com apenas a i9-10900K oferecendo algo próximo a uma experiência diferente, e mesmo assim não foi tudo muito melhor.

Benchmarks de overclocking

E os resultados de overclocking que eu prometi no início? Bem, aqui estão como prometido. Como você esperava, o Ryzen 9 3900, com uma constante de 4,4GHz, será uma besta dominante em praticamente todas as aplicações, especialmente aquelas que dependem de cargas de trabalho multi-core. Por outro lado, se existe um programa como o Adobe Premiere que depende mais da GPU, o aumento das freqüências da CPU tem um efeito bem menor. Mas em jogos, digamos que o 3900 vai de uma CPU de jogos ok para uma das melhores ao redor. Isso se deve principalmente ao fato de que rodar a uma frequência constante de 4,4GHz adiciona um pouco mais de 1GHz às freqüências dentro do jogo que eu vi durante as corridas de velocidade em estoque.

Conclusão

Isso encerra praticamente esta rápida revisão de uma pequena CPU muito rara. Em geral, acho que o Ryzen 9 3900 é um dos melhores processadores que a AMD lançou nesta geração. É eficiente, funciona bem, e tem um overclock muito, muito bem. Além disso, se você olhar para estas velocidades de relógio de estoque, você na verdade não está perdendo muito em termos de desempenho em comparação com o Ryzen 9 3900X. Este é basicamente o auge do Zen 2, e isto só serve para mostrar o que a arquitetura pode fazer: E é incrível.

É uma pena que eles só estejam disponíveis para OEMs e outros integradores de sistemas, mas também entendo algumas das questões pelas quais a AMD passaria se eles tornassem isso amplamente disponível. Quer dizer, eles comercializariam isto de um ponto de vista de eficiência e o venderiam por mais em comparação com o 3900X ou o venderiam por menos visando um desempenho inferior? Essas são certamente algumas coisas a serem consideradas. Honestamente, no mercado varejista, eu acho que esta seria uma CPU de nicho sem uma verdadeira casa. Atrairia alguns entusiastas do fator forma pequeno ou alguém que deseja um menor consumo de energia sem sacrificar a contagem do núcleo. Uma coisa eu sei com certeza, eu abalaria totalmente esta coisa e definitivamente não vai voltar para aquele HP Omen 30L. Na verdade, está entrando em uma construção muito especial em breve, portanto fique atento a isso.

Fonte: Hardware Canucks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *