As melhores ferramentas para testar o seu PC: Testes de estresse de RAM & CPU

Guias by CDRWXP - Updated on

Quando acabamos de gastar uma grande quantia de dinheiro em uma construção ou atualização inteiramente nova de PCs, queremos ter certeza de que esses novos componentes estão funcionando tão bem quanto poderiam estar. Quando você liga seu sistema, tudo pode estar funcionando bem, mas você pode querer ter certeza de que ele funciona quando você está transmitindo em contração enquanto joga simultaneamente um título triplo A.

Mas o teste de estresse não é apenas para novos sistemas; também pode ser uma ótima maneira de testar um sistema envelhecido. Seu sistema pode estar com overclocking, então colocar seus componentes através destes testes pode lhe dar uma boa idéia de quão estáveis eles são e de onde um problema potencial pode estar surgindo.

Neste guia, vamos delinear as diferentes ferramentas que podem ser usadas para testar a sua CPU e RAM. Entraremos em detalhes porque achamos que cada ferramenta pode ser útil, como utilizá-las e onde baixar o teste de CPU/RAM online. Também iremos incluir algumas ferramentas de monitoramento de hardware neste artigo para que você possa acompanhar como seu sistema está se comportando. Se você precisar de alguns conselhos sobre como testar sua GPU, então você pode verificar nosso artigo separado que cobre isto.

O que é um Teste de Estresse?

O teste de estresse coloca o hardware do computador sob altos níveis de estresse para garantir a estabilidade quando os componentes estão sendo usados em seu dia a dia. Estes tipos de estresse podem incluir cargas de trabalho extremas, tarefas, uso de memória, térmicas, velocidades de relógio, e muito mais.

O teste de estresse da CPU é realizado para verificar o desempenho do componente enquanto o executa em velocidade máxima e maximizando sua temperatura. Quando uma CPU está sendo testada, todos os núcleos do chip serão usados também para garantir um teste completo. É melhor baixar um teste de CPU online, ao invés de sair do seu gerenciador de tarefas, pois estas ferramentas oferecem muito mais.

O teste de estresse da RAM é a primeira coisa que você deve realizar se estiver enfrentando algum problema como uma tela azul ou reinicialização aleatória do sistema. Testar a RAM pode ajudar a identificar defeitos de memória e falhas comportamentais.

Ferramentas para monitorar seu sistema

É sempre uma boa idéia monitorar seu sistema ao realizar testes de estresse. As ferramentas de monitoramento são uma boa maneira de acompanhar as temperaturas e os níveis de carga e algumas dessas ferramentas podem ser usadas em uníssono com softwares de benchmarking, permitindo um melhor acompanhamento.

CPUID HWMonitor

Uma ferramenta útil para as temperaturas dos componentes é o HWMonitor. Esta ferramenta é simples de usar e lhe dará informações em tempo real sobre térmicas, velocidades de relógio e uso de energia.

Enquanto cada componente tem temperaturas máximas variadas em que pode operar; é sempre bom manter sua CPU abaixo de 75°C.

Faça o download aqui.

HWiNFO64

Esta ferramenta é bastante avançada quando comparada com as outras duas. Com o HWiNFO64, você pode monitorar componentes de vários núcleos de forma amigável. Ao executar esta ferramenta, você pode acompanhar os tempos de funcionamento em sua CPU, GPU, RAM e placa-mãe, ao mesmo tempo em que rastreia as velocidades dos ventiladores e os tempos de carga.

Faça o download aqui.

Core Temp

A temperatura central é uma ferramenta relativamente simples, mas ela faz exatamente o que diz na lata. Você obtém leituras de temperatura em tempo real, e pode ver facilmente as porcentagens de carga para sua CPU. O Core Temps é um pouco mais avançado para os usuários de CPU Intel, pois você pode ver as informações para cada núcleo de seu processador, porém com a AMD você só pode ver uma temperatura geral.

Esta ferramenta também permite que você veja um pouco mais de informação sobre a CPU que você tem instalada e exibe a voltagem e a freqüência.

Faça o download aqui.

Ferramentas de teste de estresse da CPU

Você quer verificar a estabilidade de sua CPU após um overclocking ou queira ver como está quente, você vai querer uma ferramenta de teste de estresse da CPU. As ferramentas que recomendamos abaixo são as melhores que você pode usar para este trabalho e valem bem um download para que você possa começar a monitorar sua CPU.

Prime95

Quando se trata de testes de estresse da CPU, o Prime95 mais confiável e amplamente popular é uma ferramenta de ponta a ponta. Esta ferramenta encontra o número prime Mersenne usando a CPU e gera uma carga de trabalho pesada. Se você puder executar esta ferramenta por cerca de 5 a 6 horas sem nenhuma interrupção, isso dá uma boa indicação de que a CPU está funcionando bem.

Há alguns testes diferentes que você pode executar quando quiser enfatizar sua CPU. Você pode executar pequenos FFT’s para revelar potenciais problemas logo no início. O teste misto pode ser muito útil, pois estressará sua CPU e sua memória RAM ao mesmo tempo.

Faça o download aqui.

Teste IntelBurn

O IntelBurn Test é outra ferramenta gratuita de teste de estresse que permitirá que você empurre seu processador ao limite. Você pode usar esta ferramenta para verificar quão estável é seu componente, no entanto, ele teve um feedback negativo semelhante ao da ferramenta Prim95 para talvez empurrá-lo um pouco longe.

Faça o download aqui.

Adia64

O Aid64 é a única ferramenta de teste de estresse para sua CPU na lista que lhe custará dinheiro. O pacote começa em torno de $39,95, o que não é tão caro, mas para a maioria das pessoas lá fora é completamente desnecessário com as ferramentas gratuitas que oferecem o suficiente. Dito isto, o Aida64 colocará sua CPU em passos mais realistas ao invés de torturá-la como Prime95.

O Aida64 precisa ser pago para que você obtenha um utilitário completo de diagnóstico do sistema quando comparado com os gratuitos. Este tipo de kit é mais voltado para engenheiros de computação, profissionais da indústria de TI, e entusiastas.

Faça o download aqui.

Ferramentas para teste de estresse RAM

A RAM às vezes pode ser esquecida quando se trata de testes de estresse, mas para um teste completo do sistema, é altamente importante. Com uma ferramenta RAM, você pode diagnosticar possíveis problemas a partir de seus componentes e também verificar a estabilidade, especialmente quando há overclocking.

Prime95 (teste de mistura)

Prime95 é mais adequado para testes de CPU; entretanto, seu teste Blended pode ser útil para testar a RAM e verificar a estabilidade em overclocking. Ao testar a tortura dentro do programa, você verá uma opção de Blend, mas vale a pena notar que esta ferramenta não verificará sua RAM para detectar possíveis erros. Se você estiver procurando uma ferramenta de diagnóstico melhor para sua RAM, então as abaixo são uma solução muito melhor.

Faça o download aqui.

MemTest86+

A melhor ferramenta disponível para verificar a estabilidade da RAM e problemas potenciais de RAM é o MemTest86+. Uma vez carregado, o MemTest começará automaticamente a testar sua RAM, e indicará claramente se você tem algum problema atual de hardware ou se sua RAM está instável devido a um overclock recente. Vale notar que esta ferramenta precisa ser baixada para uma caneta USB, pois não é uma aplicação do Windows. Você vai querer configurar seu sistema para inicializar a partir do drive USB, então, como mencionado, o software começará automaticamente na reinicialização.

MemTest 64+

O MemTest86+ é sempre recomendado para testes de estresse RAM, pois é simplesmente o melhor que existe; entretanto, o MemTest64+ oferece uma solução mais fácil de usar. O MemTest64+ funciona dentro do Windows, tornando-o mais atraente para alguns.

Resumo

A realidade é que todas essas ferramentas funcionarão para você; basta escolher o que é melhor para você. Certifique-se, antes de começar, de baixar uma das ferramentas de monitoramento on-line para lhe dar uma idéia do status atual de seu sistema e para ver o que os testes de estresse fazem com seus componentes.

Estas ferramentas serão úteis para qualquer pessoa que queira fazer overclock e maximizar o desempenho de seu sistema. Você será capaz de empurrar estes componentes até que eles se tornem instáveis sem se preocupar que você possa quebrar algo. Estas ferramentas podem muitas vezes dar uma boa indicação quanto à saúde de seus componentes e o ajudarão a diagnosticar o problema.

Se você tiver qualquer dúvida ou se tiver alguma questão relativa ao PC, sinta-se à vontade para comentar abaixo e faremos o melhor para ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *